Para viver, é preciso coragem


Viver é um troço difícil demais da conta, porque exige coragem. Quando digo viver, digo poder deslizar pela vida de maneira leve, estando aberto e disposto para os desafios. Quando digo viver, quero dizer estar pronto para gostar, para escolher e para provar do que as escolhas trouxerem, assim como estar pronto para enfrentar as consequências. Quando digo viver, digo fazer a história, não ficar a mercê do que os outros escolherem; quando digo viver, digo ter coragem.

Viver é ter a certeza de que nada ou ninguém pode ser mais importante para você do que você mesmo. Isso é valorizar a única e breve coisa que você tem, sua vida, sua existência, o seu ser. Ter essa certeza, não quer dizer ignorar ou menosprezar todo o resto, quer dizer reconhecer a sua importância, que nunca será inferior a de todo o resto. Saber que você, seus desejos, suas necessidades, sonhos, planos e projetos, são tão importantes quanto os de todos os outros, e que devem ser prioridade em sua vida, pois só nela assim serão, é se colocar com dignidade na existência. Isso não significa menosprezar, subjugar ou destruir o outro, isso significa colocar-se no mesmo nível que o outro, respeitando-se como se respeita o outro e vice-versa. Isso quer dizer ver-se como um todo, merecedor de tudo, como todos, mas responsável por sua própria existência.

Viver não é ter dedos. Viver não é fingir querer, ser ou aceitar o que não pode. Viver não é esperar que o mundo resolva tudo com o tempo, pois o tempo não está a favor da vida. Viver é pegar o tempo e colocá-lo ao seu favor.

Viver não é ser ingrato, mas não é se dar eternamente por favores. Viver não é querer que os outros se deem eternamente por favores. Viver é ser livre e libertar.

Viver é amar. Amar a si mesmo e aos que nos amam de verdade. Quem nos ama de verdade, nos quer inteiros e vivos. Quem nos ama de verdade, não faz chantagem com nossas fraquezas ou dívidas. Quem nos ama de verdade, alimenta a nossa coragem. Quem não nos ama, que vá se danar e viver uma não vida, sem que nos arraste junto para a morte em vida, por que para viver, é preciso coragem.


Comentários