Do que o povo precisa?


Gostaria de saber qual dos deuses nomeou o presidente dos Estados Unidos como o seu representante na terra, e o mais importante, por que o resto do mundo aceita? Talvez por que o povo aceite, aja e reaja não conforme a sensatez de sua ética, mas de acordo com o que os maiores interessados na perpetuação deste poder "destinado por Deus" querem que o povo entenda, saiba e faça. A má notícia é que os maiores interessados, muitas vezes, não estão fora de suas nações, mas dentro. O individualismo vence todas as questões sociais e o poder transforma homens simples em vorazes urubus. O pouco que presenciei me fez desacreditar totalmente nesta raça humana, pois nada funciona, nenhum conceito é de verdade, a não ser a luta pelo poder e pelo dinheiro; são como hienas em cima da carniça. Os que, por ventura possuam boas intenções e sonhos ingênuos de construção de uma sociedade justa e igualitária, são devorados pela famigeração do sistema e transformados no pior que podem ser. 

Se os governos realmente usassem todo o dinheiro público para o que é publico, as pessoas viveriam maravilhosamente bem, toda a infraestrutura seria impecável e todos os serviços seriam de primeira qualidade, mas sempre ganha o indivíduo, que desvia desde poucos reais a milhões para os seus bolsos, isso em todas as esferas do poder público, prefeituras, estado e governo federal. São uma corja maldita que me deixam enojada por habitar no mesmo local que eles, e eu não posso fazer nada contra isso. Quem poderia fazer são essas pessoas que furam a fila no bandeijão, que querem burlar leis com favores e jeitinhos, que não respeitam os direitos dos outros, mas vão protestar contra a corrupção, quando eles não são exemplo e, se tivessem a oportunidade, fariam do mesmo jeito que os que estão no poder fazem. Como exigir um governo decente se você é indecente? Isso é no mínimo irônico!

Alguns ainda sonham com o comunismo, vislumbram  que este seria a solução para essa desigualdade que existe no mundo. Não conheço profundamente as teorias comunistas, mas penso que o comunismo depende muito mais das pessoas do que de um governo ou sistema financeiro. Não sei se, no mundo em que vivemos, poderíamos nos livrar do capitalismo. No entanto, penso que as pessoas é que precisam se conscientizar sobre o capitalismo, sobre suas prioridades e seus direitos; elas precisam ter esclarecidos os papeis de cada um de seus representantes eleitos e exigir que sejam cumpridos de acordo; precisam cultivar a ética em seus lares e perceber que o bem comunitário é muito mais vantajoso que o individual, isso é que mudaria tudo, a consciência! Mas para que o povo adquira essa consciência, muitos esforços são necessários, visto que nem todos tem as mesmas oportunidades, condições e vontades de atingir um pensamento crítico e consciente sobre o mundo que os cerca, e, obviamente, quem poderia promover essa conscientização, não esta nem um pouco interessado que isso ocorra. 

O povo sempre foi manipulado, sempre odiou e sempre amou a quem os manipuladores quiseram. Amaram Tiradentes,  Pelé, Lula. Os poderosos esconderam os podres, fizeram heróis. O povo precisa de heróis. O povo acredita em suas fontes de informações, mas não para para pensar que as fontes não existem por elas mesmas, há intenções por trás de cada palavra escrita e de cada adjetivo utilizado ou substantivo subtraído. As notícias não vem do além, elas são interpretadas e muitas vezes manipuladas. Mas para o povo, na maioria das vezes, é a única verdade que conhecem. Quem estiver atento poderá notar, agora mais que nunca, que a imprensa também faz parte do esquema da podridão.

Informação! O povo precisa de informação clara e direta! Não deem para o povo editais e catálogos de leis, o povo precisa de cartilhas explicativas sobre seus direitos. Eles precisam de uma cartilha explicando que um vereador não existe para ajudar a cada um individualmente, fornecendo gás, pagando dívidas ou transportando para hospitais, mas para legislar e fiscalizar! Precisam de outra cartilha explicando como funciona a concessão dos serviços públicos e como são calculados os gastos e as tarifas! Só assim o povo iria perceber o roubo que acontece na conta de energia elétrica do estado de Minas Gerais e então protestar com razão e argumentos! É disso que o povo precisa, de informação sobre como funciona ou sobre como deveriam funcionar todos os serviços públicos e quais são os seus direitos. Deveria existir uma matéria sobre isso nas escolas, isso não é menos importante que Ensino Religioso. Aliás, o que é esse Ensino Religioso em nossos dias?


Explode a notícia de que o governo americano estaria espionando os brasileiros e o que acontece? Milhares de piadinhas na internet, muito blablabla e ficou tudo por isso mesmo. Ninguém está se lembrando de que os "filhos de Deus" invadem qualquer país que represente ameaça ou que possua algo de interesse, como se a cultura, o povo, a historia deste fossem um lixo insignificante, impondo a sua maneira de ser e de viver, o seu capitalismo, e saindo como heróis por matar e roubar. O mundo aceita e teme, mas ninguém está livre destas interferências, como podemos perceber. Invasão da privacidade e espionagem são algo muito sério e precisam ser encarados com a mesma seriedade. Vislumbrando teorias conspiratórias, imaginem um Brasil de revoltas onde o povo está incontrolável e a polícia não cumpra o seu papel; imagine a riqueza natural, imagine o petróleo, imagine o povo ignorante e manipulável; agora imagine o caos e o Capitão América tendo que intervir mais uma vez para salvar o mundo e ensinar aos "selvagens" como viver corretamente, de acordo com os desígnios de "Deus". Imaginou? Espero que meu humilde blog não seja deletado depois dessa imaginação.

Já ia me esquecendo: asilo a Snowden Mark Weisbrot!

Comentários