Protesto em Ouro Preto

 Foto da internet

Hoje foi um dia histórico pra Ouro Preto, o dia em que o povo saiu às ruas manifestando contra o aumento das passagens, contra a Copa, contra a cura gay, contra a corrupção e contra tudo o que há de ruim neste país. No momento da saída da manifestação do Campus universitário eu estava no trabalho e recebi a notícia de que seríamos dispensados à partir das 15:30. Eu perguntei se era por causa da manifestação, disseram que era por causa do jogo do Brasil na Copa das Confederações. Eu nem sabia que haveria jogo hoje, e considerei um absurdo sermos dispensados para assistirmos futebol, mas ao menos deu para acompanhar a manifestação.




Que ódio por não ter uma câmera! Tantas imagens espetaculares, engraçadas e comoventes! Consegui tirar algumas fotos com o celular, mas as melhores foram corrompidas.

                                         Foto da internet

A maioria dos manifestantes eram estudantes, pois, como sempre, a população fica enclausurada dentro de seu confortável marasmo bovino. Na verdade, eu não estava botando muita fé no movimento, penso que o descontentamento é geral e legítimo, mas penso também que uma luta tem que ter objetivos claros e definidos, para que não se perca e não se enfraqueça. Apesar de a maioria estar ali por modismo, tirando fotos para postarem no Facebook, apenas querendo participar de um momento histórico que o país vive, o protesto foi bem criativo, bonito e diria, comovente. Todos em paz, pedindo pela paz, desceram e subiram ladeiras gritando palavras de ordem, como: "Enfia o seu R$ 0,20 no SUS!" Quando chegamos na ponte próxima ao centro de Convenções, haviam dois rapazes no rio usando roupas amarelas, botas, capacetes e máscaras, carregando cartazes que diziam "a bosta nossa de cada dia." Alguns policiais que olhavam os manifestantes foram presenteados com flores brancas, e todos estavam sorrindo e se respeitando. As repúblicas cobriram suas placas com panos brancos, em nome da paz, e outra até ofereceu água aos manifestantes. Chegando na Praça Tiradentes, cantaram o hino nacional, deram um abraço simbólico na praça e por lá permaneceram por mais algumas horas. Eu sempre me emociono quando pessoas se unem para fazer algo juntas, e foi bonito ver a mobilização.

Tudo foi muito diferente do que vem acontecendo no restante do país. Hoje as notícias foram sobre muita violência nas grandes capitais, manifestações que já completam vários dias. Acho que isso tudo é o início de alguma coisa maior, ainda não sei o que será, mas ver pela primeira vez o povo brasileiro se lixando para o jogo da seleção brasileira, foi uma das melhores notícias que já tive até hoje!

Mais informações e fotos
Fotos na página do Facebook

Comentários