A gente nasce sabendo?


Cansei de vomitar palavras freneticamente aos porcos que se supõem elite, pois embora eu as considerasse pérolas, como os porcos consideram o farelo que comem, percebi agora que também poderiam ser a lavagem da alma, que fora mastigada pela suposta maturidade. Quanto à refutação da teoria do determinismo, a que considerava que as pessoas nasciam já com determinadas características (negativas), tenho pensado muito sobre. Dizer que o individuo já nasce mal, ou egoísta, pode gerar uma série de consequências, deste a tentativa de manipulação genética até a desesperança da humanidade que culminaria em um caos depressivo e destrutivo. Dizer, também, que o homem não se desenvolve através do meio, não seria uma verdade, pois sabemos que somos fruto de todas as experiências, especialmente das vividas durante a infância, que se fixam em nosso ser como verdades absolutas e paradigmas. Mas, olhai os lírios dos campos....

A formiga cortadeira é uma fazendeira que leva as folhas para alimentar os fungos em suas cidades, fungo que só existe ali e do qual elas se alimentam. Não me venha com conversa de que elas observam as outras e aprendem, as formigas nascem sabendo o que fazer, como as abelhas em suas colmeias, os joão-de-barro, os salmões e as tartarugas marinhas, todos nascem sabendo. O que é isso? Animais já nascem com conhecimentos e características que precisam para manter a sobrevivência da espécie. O ser humanos não faz parte da natureza também, ou será que o seu cérebro o transformou em um semi-deus, ou extinguiu seus conhecimentos natos? Sei não.

Só sei que estou com  medo e nem sei por que comecei essa discussão inútil, como a maioria das discussões que existem por aí na internet. A situação que o mundo está vivenciando, especialmente o nosso país, é algo que nos leva a refletir sobre a suposta evolução da humanidade,e, até mesmo, sobre o conceito de evolução. Do que adianta filósofos criarem suas teorias e discussões se mesmo depois de duzentos, trezentos anos, a massa absoluta continua discutindo a mesma coisa? Com esse tipo de conhecimento, a gente não nasce. 

Chega.

Comentários