Cortando os laços do passado


Nossas vidas seguem trajetórias e dentro delas vamos construindo parâmetros de comportamentos e de personas com as quais interagimos diariamente, por isso a família é tão importante. Quem nunca, inconscientemente, trocou os nomes das pessoas com as quais conviviam em uma segunda situação familiar, referenciando-se a alguém como se fosse outra persona de sua família original, atribuindo-lhe o lugar inconsciente de mãe, pai ou irmãos? A infância é a fase crucial quando o nosso mundo é criado, formado e transformado, é quando definimos o que é certo e errado e quem faz o quê.

Mas formação de parâmetros não termina com a infância, embora essa seja determinante;  a não ser para os que aceitam que a infância seja a realidade absoluta para os parâmetros e que vivem em uma vida de círculos que nunca se fecham.

Ciclos precisam terminar.  A não ser que desejemos permanecer ad eternum em situações que podem nos fazer mal e limitar todas as nossas expectativas e experiências.

Nossas bases sempre estarão conosco, e todas as nossas experiencias nos servem para formar nosso caráter e definir nossos parâmetros, mas há coisas que precisam terminar, e em muitos casos, relações precisam ser definitivamente cortadas para que uma verdadeira e nova experiência possa tomar lugar, sem que seja eternamente contaminada pela referenciação, ou presença real do passado, especialmente quando se trata de relacionamentos amorosos.

Quando entramos em uma relação amorosa, nossas vidas se transformam e todos os nossos planos se unem aos planos de outra pessoa; criamos uma nova rotina, conhecemos novas pessoas, vivemos uma nova vida. Não cabe nessa nova vida alguém que possa trazer do passado resquícios de algo que não cabe mais na nova realidade. O passado não pode ser apagado, nem tampouco as experiencias deixarem de ter suas consequências, mas é necessário que cada questão ocupe o seu verdadeiro lugar. Para se viver uma nova e real experiencia, é preciso estar livre e não carregar os fardos de um relacionamento passado, como se esse nunca tivesse se findado. 

Mesmo em relação a amigos e familiares, muitas vezes, esses não nos fazem mais bem e podem impedir que levemos uma vida tranquila e sempre renovada. precisamos Distinguir o que é bom e o que é ruim para levarmos uma vida plena e tranquila. É preciso ter coragem, somo os únicos responsáveis pelo tempo em que passamos na Terra.

É preciso fechar ciclos. Se ciclos não são fechados, a vida paira num eterno nimbo de situações as quais não desejamos. É preciso ter coragem para fazer escolhas conscientes numa vida que é tão breve; é preciso saber que parâmetros podem ser reconstruídos, e que novos ciclos podem acontecer.

Comentários