Priorizar-se é doar-se

Imagem relacionada

Aprendi a ser muitas coisas, e aprendo todos os dias. Estou aprendendo ainda a lidar com o outro e suas necessidades. Há alguns que tem maiores exigências e demandas, outros não. Mas o mais importante, aprendi que não é possível atender a todas as exigências dos outros, e nem é o meu dever. Não é meu dever suprir as carências dos que ainda não se desenvolveram, por que eu também tenho muitas carências e subdesenvolvimentos. Não é o meu fardo estar disponível para qualquer um que suponha merecer a minha disponibilidade, mesmo que eu queira.

A raposa disse que somos eternamente responsáveis por aqueles que cativamos. Justo, a partir do momento em que nos comprometemos. Compromisso quer dizer, Goste de mim, eu gostarei de você e vamos construir uma relação dessa forma, até que um de nós decidamos romper o contrato. 

Porém, há alguns que precisam demais e de coisas que o outro não se comprometeu a dar,  e nem deu liberdade para que fosse cobrado. Há pessoas que julgam possuir direitos sobre o tempo, a atenção e o carinho do outro, e que esses sejam fornecidos da maneira em que achem adequada. Há pessoas que se magoam com a ausência, o silêncio. Mas, preciso dizer, não é possível suprir todas as necessidades, neném!

Pessoas como eu, possuem a cabeça ocupada por emaranhados de pensamentos a cada décimo de segundo. Abrir os olhos é sinal de uma atividade incessante, não que dormir cessasse essa atividade, quando é possível dormir. Ao fim do dia, a exaustão ocupa lugar de tudo, e o universo já passeou pelos meus pensamentos, com seus problemas, suas questões, suas possíveis soluções. Pensamentos, muitas vezes inúteis para muitos, sobre questões humanas. Como é possível me concentrar e dar a cada um que conheci nesse mundo a atenção que talvez suponham merecer? Isso não quer dizer que eles deixem de passar pelos meus pensamentos, nem que não os queira bem ou que a cada vez que surjam em minha mente eu não lhes deseje profunda felicidade. Só quer dizer que não é possível dar a todos o que cada um sente merecer e ter direito. 

Isso também não quer dizer que há muitas pessoas que necessitem de mim, na verdade, são pouquíssimas. Mas, no desenrolar da existência, precisamos eleger alguns que passarão maior tempo e dividirão todas as reflexões, problemas e soluções conosco, com quem devemos realmente ter um compromisso maior de presença e troca.

Para os cristãos, há a famosa frase, "ame a seu irmão como a si mesmo". É um conceito altruístico, mas que não exclui a individualidade. Se eu não cuidar de mim, da minha individualidade, das minhas necessidades, que só eu conheço, as físicas, as emocionais, as financeiras, todas elas, se eu não estiver inteira, como seria possível dar de mim para alguém? Eu tenho os mesmos direitos que o outro, nem mais nem menos, e eu devo ser a primeira a lutar por eles, sem ser julgada por isso.

Cuidar de si e assumir suas necessidades e suas incapacidades, não é ser egoísta; é ser humano e correto. É ser transparente e justo. É criar a capacidade de doação verdadeira.

Comentários