Há um monstro em mim todos os meses


Muitas vezes eu me recuso a aceitar que nós somos movidos apenas pela livre associação de hormônios, como se fôssemos algum tipo de máquina ou de poção mágica, que colocando um pouquinho de adrenalina e dosando com dopamina, estrogênio ou outro, podemos destruir o mundo ou aperfeiçoá-lo. Não quero aceitar que somos um amontoado de carne sem controle, personalizados por componentes químicos; porém, quando vejo ao longo de um mês as modificações que as mudanças hormonais causam em mim, penso que isso só pode ser obra do demo. Ainda não encontrei sentido para essa montanha russa de emoções que vivemos periodicamente, e que para muitas mulheres, quase faz acabar o mundo delas e dos outros.

Quando era mais nova, eu não acreditava que existia a tal da TPM, pensava ser tudo invenção. Depois que amadureci e passei a me conhecer melhor e a observar o meu ciclo, percebi que o troço é uma coisa de doido e é batata. São reações incontroláveis e muitas vezes, insuportáveis. Obviamente, as reações são diferente para cada uma, mas poucas são as que não conhecem as mudanças femininas.

Não é só a mulher que pode constatar as mudanças causadas pelos hormônios, os psiquiatras são doutores no assunto, literalmente. Os consultórios estão repletos de pessoas a procura de um remedinho da felicidade que irá resolver magicamente todos os problemas.

Alguns preferem insistir em medidas alternativas, mudança de vida, meditação, que também alteram os níveis de hormônios e a maneira de ver a vida. Até quando os hormônios comandam quem somos e como enxergamos o mundo? Será  que não temos controle nenhum sobre quem gostaríamos de ser?

Não sei. Só espero poder controlar e domar essa fera que sai de mim todos os meses.

Comentários