Por que Caetano apoiou os mascarados


Só quem enfrentou a ditadura é capaz de imaginar os traumas e o tamanho da repressão vivenciados por aqueles que estiveram presentes naquela época. Imagine não poder se expressar, não poder escolher seus governantes, não poder falar nada contra o governo com a pena de enfrentar as mais inimagináveis torturas, capazes de destruir a sanidade de qualquer um. Muitos dos nossos artistas e políticos vivenciaram essa fase, alguns foram presos e torturados, mas seguiram em frente, lutando e criando belíssimas obras que fazem parte de nossa cultura. Um desses artistas é Caetano Veloso.

Semana passada, Caetano apareceu cobrindo o rosto e defendendo o direito de as pessoas protestarem mascaradas e convocando os manifestantes a usarem máscaras, em apoio ao movimento Black Bloc, o que causou muita polêmica. O que ele quis dizer com isso?

Penso que Caetano estivesse defendendo o direito de livre expressão e de proteção da identidade das pessoas que quiserem protestar, para que não sofram represálias; seria um principio interessante e legítimo, se não soubéssemos o que sempre acaba acontecendo durante estas manifestações. O vandalismo de alguns que cobrem os seus rostos justamente para cometer atos ilícitos, infelizmente faz parte de tais atos. 

Imagine que há um grande número de marginais, como sabemos que há, e esteja acontecendo uma grande manifestação onde é difícil de se controlar os atos dos ânimos. Se você fosse um marginal, o que faria? Nem é preciso muita explicação ou imaginação.

Outra questão é que hoje em dia não há ditadura como há décadas atrás, as pessoas não são perseguidas e torturadas por manifestarem, ao menos tão incisivamente e indiscriminadamente como antes,  e não devemos deixar que isso volte a acontecer para que precisemos esconder os nossos rostos.  Por qual motivo deveríamos esconder os nossos rostos hoje em dia, ainda mais quando formos lutar pelos nossos direitos? Por que deveríamos nos esconder, manter o anonimato?

Cara pintada e máscara são muito diferentes. Imagine milhares de manifestantes mascarados, alguns quebrando, assaltando, estuprando, ou seja lá o que for, com a certeza de impunidade. Eu não vejo nenhuma  pequena vantagem neste ato de se mascarar, foi uma ideia infeliz.

Agora, para descontrair, uma entrevista antiga com Caetano no Vox Populi. Caetano, você é lindo!






Atualização: Hoje, dia 10 de setembro, Caetano mudou de ideia sobre o apoio ao grupo de mascarados. Veja aqui.

Comentários