Beleza natural - até onde chegar com artifícios estéticos?

Até onde uma uma pessoa, especialmente uma mulher, pode é capaz de ir para alcançar o padrão de beleza imposto pelas diferentes culturas? Na China, as mulheres usam máscaras terríveis no rosto para conservar a brancura da pele, brasileiras fazem milhões de cirurgias plásticas, colocam silicone nos seios, no bumbum, nas coxas, tomam hormônios, fazem escova progressiva para alisarem os cabelos. Em países mais exóticos, cultivam-se seus próprios padrões que na maioria das vezes são exaustivamente buscados por mulheres ávidas por se tornarem desejadas e desejáveis.





Há até pouco tempo, os pés pequenos eram um padrão a ser cultivado no Japão, isso explica o andar das gueixas, que tiveram seus pés deformados propositadamente para agradar aos homens. Na Tailândia e na África, mulheres alongam seus pescoços com argolas, em algumas regiões se mutilam, introduzem adereços em seus corpos, pintam seus corpos, se transformam. Por que temos essa necessidade de agradar e chamar a atenção? 

Precisamos ser aceitos e precisamos nos sentir especiais e únicos, assim como precisamos pertencer a algum grupo, ter uma identidade. 

Enquanto convivermos com outras pessoas, estaremos sujeitos às regras de beleza... É assim que somos.

Comentários