O que pode deixar uma pessoa louca?

Quando eu era criança ouvia a minha mãe e outras pessoas dizerem que estudar muito faz com que a pessoa fique louca, pirada, tantan, pinéu, maluca do Bagu. Eu, com o meu ceticismo sarcástico ria, trucava o 6  e concluía que essa ideologia só poderia mesmo vir de cabeças alienadas que já foram dominadas por idiotices do senso comum. Nada melhor que a experiência para nos mostrar o quanto podemos nós enganar quando pensamos ter certeza de alguma coisa.

O que é loucura? Eu não sou psicóloga, psiquiatra ou estudiosa do assunto, sou apenas uma blogueira observadora e pensante. Para mim, louco é aquele que se aliena, se perde em um mundo alternativo, estranho ao mundo real e palpável. Ser louco é não ter convenções, é não seguir regras externas, é ser livre dentro se seu "eu". O que poderia nos levar à este estado de loucura? Cheguei à conclusão de que muias coisas são capazes e de que alguns já  nascem pré-dispostos a viverem neste mundo, basta um "clique".

Pessoas que foram privadas da maldade e das regas do mundo, pessoas que foram muito expostas às maldades, pessoas que não receberam e não sabem sentir e oferecer carinho, pessoas que vivenciaram  traumas e que não internalizaram regras de convivência, pessoas que se isolaram e criaram uma realidade alternativa, essas pessoas parecem ter um caminho mais curto para o mundo da loucura. Quantas histórias já não ouvimos sobre alguém que, de repente, surtou e ficou pinéu? Inúmeras, com certeza.


Seguindo essa linha de pensamento, posso concluir que existem coisas que podem desencadear o surtamento ou a alienação das pessoas pre-dispostas à loucura que são:


PAIXÃO: A paixão é um sentimento que causa alterações psicológicas e químicas em nosso organismo, consome todas as nossas energias e pensamentos. Há paixões tão fortes e doentias que são capazes de tirar a pessoa do mundo real, se banhadas por ciúmes, podem privar o indivíduo de uma vez por todas de suas faculdades  mentais.



Comentários