Poema

Estava com vontade de escrever, mas a inspiração não me veio. Folheando um antigo livro de poesias de Castro Alves, me deparei com este poema e resolvi postá-lo.

FATALIDADE

DAMA NEGRA

Que fatalidade, meu pai!
ÁLVARES DE AZEVEDO.


ADEUS! ADEUS! ó meu extremo abrigo!
Adeus! eu digo-te a chorar de dor!
É o derradeiro suspirar das crenças,
Que se despedem das visões do amor...

Pálido e triste atravessei a vida
Sempre orgulhoso, concentrado e só...
É que eu sentia que um fadário estranho
Meus sonhos todos reduzia a pó.

Mas tu vieste... E acreditei na vida...
Abri os braços... caminhei p'ra luz...
E a borboleta da fatal crisálida
Soltou as asas pelos céus azuis.

O tronco morto - refloriu de novo
Ergue-se vivo, perfumado, em flor,
Abençoando a primavera amiga...
Ai! primavera de meu santo amor!

Porém que importa, se há fadários negros...
Frontes - voltadas do sepulcro ao chão...
Pedras coladas de um abismo à beira...
Astros sem norte, de um cruel clarão!

Quem mostra o trilho ao viajor das sombras?
Quem ergue o morto que esfriou o pó?
Quem diz à pedra que não desça ao pego?
Quem segue a estrela desgraçada e só?

Ninguém!... Na terra tudo vai... gravita
Lá para o ponto que lhe marca Deus.
Os raios tombam - as estrelas sobem!...
Lutar co'a sorte - é combater os céus!

"Vai! pois, ó rosa, que em meu seio, outr'ora
Acalentava a suspirar e a rir...
Deixas minha alma como um chão deserto,
Vai! Flor virente! mais além florir...

"Vai! flor virente! no rumor das festas,
Entre esplendores, como o sol, viver
Enquanto eu subo tropeçando incerto
Pelo patib'lo - que se diz sofrer!...

Que resta ao triste, sem amor, sem crenças?
- Seguir a sina... se ocultar no chão...
...Mas, quando, estrela!... pelo céu voares,
Banha-me a lousa de feral clarão!...

Recife, outubro de 1866.

Comentários

  1. olaa =)

    ultimamente tenho andado a explorar o mundo da poesia...não conhecia este poema e também nunca tinha ouvido falar do Autor, mas gostei do que li..boa escolha Lu...
    Também fico aborrecido quando tenho uma vontade doida de postar algo mas, simplesmente, não surge seja o que for para postar...e depois tem dias em que se for preciso faço 3 posts...grrr XD

    já agora, esclarece-me uma coisa: a nivel de poesia, cá em Portugal os estudantes do ensino normal estudam Camões, Fernando Pessoa, damos um pouco de Miguel Torga....e passa basicamente por aqui...dos três, admiro sem duvida a poesia Pessoana....
    No Brasil que poetas estudam?

    Beijinhoo =) **

    ResponderExcluir
  2. Oi, Zé!
    Aqui no Brasil, os mais conhecidos além dos portugueses Camões e Fernando Pessoa,vemos muita coisa de Carlos Drummond de Andrade, Tomáz Antônio Gonzaga, Oswald de Andrade, cecília Meireles,ah, e muitos outros que agora me fogem. Há um grande cantor, letrista e poeta que é o Chico Buarque, conhece a obra?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. HUmm, interessante. Em relação ao Chico Buarque conhecia-o apenas como cantor, volta e meia passam músicas dele na rádio. Não sabia que ele também se dedicava à Literatura.
    Em relação aos outros que referiste, não me lembro de ter lido sobre nenhum. Uma outra poetisa Portuguesa que me esqueci de referir é a Florbela Espanca.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Se quiser, deixe seu e-mail.